quarta-feira, 21 de maio de 2008

A história da tatuagem
Há mais de 3500 anos atrás, a tatuagem já existia como forma de expressão da personalidade ou de indivíduos de uma mesma comunidade tribal (união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas). Os primitivos se tatuavam para marcar os fatos da vida biológica: nascimento, puberdade, reprodução e morte. Depois, para relatar os fatos da vida social: virar guerreiro, sacerdote ou rei; casar-se, celebrar a vida, identificar os prisioneiros, pedir protecção ao imponderável, garantir a vida do espírito durante e d
A história da tatuagem
Há mais de 3500 anos atrás, a tatuagem já existia como forma de expressão da personalidade ou de indivíduos de uma mesma comunidade tribal (união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas). Os primitivos se tatuavam para marcar os fatos da vida biológica: nascimento, puberdade, reprodução e morte. Depois, para relatar os fatos da vida social: virar guerreiro, sacerdote ou rei; casar-se, celebrar a vida, identificar os prisioneiros, pedir protecção ao imponderável, garantir a vida do espírito durante e depois do corpo.epois do corpo.
Na era Cristã, na clandestinidade, sob o jugo do poder pagão, os primeiros cristãos se reconheciam por uma série de sinais tatuados, com cruzes, as letras IHS, o peixe, as letras gregas. Na era moderna, a tatuagem passou por vários anos de marginalidade. Ela retorna a ser questão de relevância em nossa sociedade quando surge em artistas de música, cinema, e em pessoas comuns.
Deixando de ser um símbolo de marginalidade, e sim uma forma de expressão individual de arte e estética do corpo, a tatuagem não é mais tosca como as de cadeias, e sim um desenho de traços mais finos e cores variadas.

Provas arqueológicas
Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori),tatuavam-se em rituais ligados a religião.
A Igreja Católica na Idade Média baniu a tatuagem da Europa (Em 787, ela foi proibida pelo Papa), com o argumento de que era "coisa do demónio", assim procedendo com a intenção de ocultar antigas culturas e costumes, introduzindo a sua doutrina de uma forma quase ditatorial. Qualquer cicatriz, má formação ou desenho na pele não era visto com bons olhos.
No século XVIII, porém, a tatuagem se tornou bastante popular entre os marinheiros, particularmente aqueles que navegaram os mares do sul.
O termo tatuagem, pelo francês tatouage e, por sua vez, do inglês tattoo, tem sua origem em línguas polinésias (taitiano) na palavra tatau, e supõe-se que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul.


Dicas e cuidados
1) Antes de Fazer Qualquer Coisa
Em casos de alergia, câncer de pele, problemas de coagulação ou diabetes, converse primeiramente com seu médico;Escolha um tatuador de confiança, preocupado com a higiene e com a qualidade do trabalho. Faça uma visita ao estúdio e confira as condições de higiene do local, como por exemplo, a esterilização dos instrumentos e o uso materiais descartáveis;Conheça o trabalho do artista através de seu portfólio;Antes de fazer a tatuagem, veja os artistas trabalharem, com a permissão dos clientes;Conversar com o tatuador é muito importante, não guarde dúvidas e peça sugestões;Separe um bom tempo para pesquisar o seu desenho, caso você já não tenha definido. Internet e revistas especializadas são boas fontes de pesquisas;Cuidado com tatuagens que simbolizam banda, clubes, nome de namorados ou namoradas, crenças, entre outras, pois existe o risco de você se arrepender;O artista deve dar instruções claras e detalhadas sobre os cuidados a serem tomados após a tatuagem;"Não escolha um tatuador pelo preço de suas tatuagens!"



2) Durante a Tatuagem Mantenha-se sempre calmo; Evite se mexer, movimentos bruscos atrapalham o trabalho do tatuador e podem estragar a tatuagem; Caso tenha necessidade de se movimentar, espirrar, coçar-se, avise o tatuador antes; Drogas e álcool em hipótese alguma, além de não aliviar a dor, pode vir a prejudicar o trabalho do tatuador; Evite excesso de companhia, o tatuador precisa de um ambiente tranquilo, o ideal é a presença de um acompanhante no máximo; Seja paciente, quanto maior e mais elaborada a tatuagem mais tempo será exigido;





3) Após a Tatuagem (cicatrização) Lave a tatuagem com água e sabonete neutro ou anticéptico; Com as mãos e a tatuagem devidamente limpas, utilizar a pomada cicatrizante indicada por seu tatuador, evitando excessos; Evite sol directamente sobre a área tatuada; Não se banhe em mar ou piscina, nada que deixe a tatuagem imersa, pois isto faz com que as cascas se soltem antes do processo de cicatrização ter terminado, podendo causar falhas na tatuagem; Nunca coçar ou arrancar as cascas (caso se forme); Não esfregue a toalha ao banhar-se; Use roupas leves, evitando atritos com a tatuagem, pois as fibras da roupa podem grudar na casquinha que se forma; Qualquer eventual retoque só pode ser feito depois de encerrado o período de cicatrização, em caso de dúvidas, entre em contato com seu tatuador.




•4) Após a Cicatrização Use protector solar sempre que expor a tatuagem ao sol; Use sempre um hidratante para a pele no local da tatuagem; Tome cuidado com arranhões e cortes no local da tatuagem.



Visto que as tatuagens têm relação com agulhas e com o sangue, elas englobam vários riscos. Entre eles, a transmissão de doenças como a hepatite, a tuberculose e possivelmente o vírus HIV. Quando os tatuadores adoptam todos os procedimentos de esterilização e higiene, os riscos de transmissão de doença são relativamente pequenos. Segundo os Centros para controle e prevenção de doenças - CDC (site em inglês) não há registro de nenhum caso de transmissão de HIV por tatuagem. Contudo, os médicos alertam que práticas não-estéreis podem levar à transmissão de sífilis, hepatite B e outros organismos infecciosos.
Novas tatuagens podem infeccionar, sobretudo se não receberem o devido cuidado posterior. Algumas pessoas também têm reacções alérgicas às tintas usadas para tatuar. Embora os pigmentos usados sejam aprovados pelo U.S. Food and Drug Administration (FDA) para outras finalidades, o FDA não regulamenta as tintas de tatuagem. Finalmente, algumas pessoas sentem dor ou ardor durante exames de ressonância magnética (MRI) em consequência dos pigmentos metálicos. Alguns médicos também descrevem interferência e imagens distorcidas de ressonância magnética em consequência de pigmentos usados na maquiagem definitiva.
Além disso, a maioria dos Estados norte-americanos adopta restrições sobre a doação de sangue por pessoas tatuadas. Por causa do perigo da hepatite, a Cruz Vermelha americana não aceita sangue doado por alguém tatuado no ano anterior, a menos que o estúdio em que foi feita a tatuagem seja regulamentado por leis estaduais. Porém, a maioria dos Estados não controla os estúdios de tatuagem. [ref - em inglês]




•Novas tatuagens podem infeccionar, sobretudo se não receberem o devido cuidado posterior. Algumas pessoas também têm reacções alérgicas às tintas usadas para tatuar. Embora os pigmentos usados sejam aprovados pelo U.S. Food and Drug Administration (FDA) para outras finalidades, o FDA não regulamenta as tintas de tatuagem. Finalmente, algumas pessoas sentem dor ou ardor durante exames de ressonância magnética (MRI) em consequência dos pigmentos metálicos. Alguns médicos também descrevem interferência e imagens distorcidas de ressonância magnética em consequência de pigmentos usados na maquiagem definitiva.
•Além disso, a maioria dos Estados norte-americanos adopta restrições sobre a doação de sangue por pessoas tatuadas. Por causa do perigo da hepatite, a Cruz Vermelha americana não aceita sangue doado por alguém tatuado no ano anterior, a menos que o estúdio em que foi feita a tatuagem seja regulamentado por leis estaduais. Porém, a maioria dos Estados não controla os estúdios de tatuagem. [ref - em inglês]



•Os tatuadores usam regras conhecidas como precauções universais para prevenir a disseminação de doenças durante a tatuagem. Essas precauções fazem parte da Bloodborne Pathogens Rule (Regra sobre Patógenos Transmissíveis pelo Sangue) promulgada pela U.S. Environmental Protection Agency (Agência de Protecção Ambiental dos EUA- EPA). As mesmas regras se aplicam aos hospitais e consultórios médicos. O CDC é uma boa fonte de informações sobre precauções universais.
• Entre as precauções que devem ser tomadas pelos estúdios de tatuagem estão o uso de luvas, esterilização e protecção de frascos e instrumentos



•Outras precauções específicas para a tatuagem são:
•durante a tatuagem, verificar se as luvas estão perfuradas, porque o unguento à base de petróleo corrói o látex;
•despejar a tinta previamente, usar lenço de papel limpo para abrir os frascos de tinta durante a tatuagem e impedir que seus bocais entrem em contacto com superfícies contaminadas;
•bater os tubos até secarem depois de enxaguá-los durante as trocas de cores - nunca soprar o excesso de água dentro deles;
•espalhar sabão líquido em um lenço de papel, não directamente sobre a área do sangramento, porque o sangue pode se espalhar pelo ar quando o jacto de sabão atingir a pele;
•dar ao cliente as canetas usadas para desenhar sobre a pele, que devem ser estéreis e de nível médico




•Além disso, os tatuadores precisam tomar medidas especiais de segurança com as mãos. Luvas ajudam a prevenir a transmissão de doenças por fluidos corporais, mas as bactérias se reproduzem no ambiente quente e húmido que as luvas criam. Isso significa que os tatuadores devem:
•lavar as mãos com muito cuidado e frequência;
•verificar se há cortes ou ferimentos nas mãos e protegê-los com curativos;
•cortar unhas lascadas e mantê-las curtas para evitar que perfurem as luvas;
•evitar tatuar quando estiver com lesões, dermatite ou reacções alérgicas.




•Não tente fazer em casaAs leis (por exemplo, em Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo) exigem que menores de idade tenham permissão dos pais para fazer tatuagem. Por isso, alguns adolescentes fazem tatuagens com amigos ou amadores, que usam instrumentos improvisados, como canetas e clipes de papel, sem medidas de higiene. Isso é perigosíssimo, porque só os equipamentos adequados e as medidas de higiene protegem contra doenças e infecção.
•Como identificar um estúdio de tatuagem seguroAlém do uso de precauções universais e das leis que exigem que os menores tenham permissão dos pais, a tatuagem está sujeita a pouquíssimos regulamentos. O alvará de licença para funcionamento geralmente requer que se faça um curso reconhecido pelo Ministério da Saúde sobre a transmissão de doenças infecciosas e a aprovação em um exame, mas nenhum órgão governamental inspecciona os estúdios de tatuagem. As leis permitem que qualquer pessoa compre uma máquina, obtenha o alvará de licença e comece a tatuar, tendo ou não habilidade artística, uma situação que os tatuadores profissionais não aprovam.


•Eis alguns passos básicos para se escolher um estúdio de tatuagem seguro.
•Tatuagens antigas
•Tatuagens encontradas em múmias egípcias e núbias datam de cerca de 2000 a.C.
•Veja se o estúdio é limpo e profissional.
•Faça perguntas: há uma auto clave? As agulhas e outros materiais são descartáveis? São usados desinfestantes aprovados pela EPA (Agência de Protecção Ambiental)? Os tatuadores usam luvas? Os verdadeiros profissionais não se aborrecem com as perguntas.
•Observe o tatuador e preste atenção às suas medidas de segurança e de higiene.
•Observe o tatuador abrir todas as agulhas antes de começar a trabalhar.
•Pergunte se o pessoal que trabalha no estúdio pertence a alguma associação profissional. Isso não é uma exigência, mas tatuadores que pertencem às associações têm informações actualizadas sobre tendências, inovações e questões de segurança

Sem comentários: