Sexualidade
Hoje em dia, o tema sexualidade é bastante falado nas escolas e por isso os jovens são muito mais informados sobre este tema, mas nem assim se deixam de meter em "aventuras", ou seja, têm relações sexuais sem usar protecção. Estas atitudes podem ter consequências muito graves tais como a transmissão das DST, tanto para o homem como para a mulher, mas a mulher pode engravidar, e se há maneira de impedir (métodos contraceptivos) estas consequências não percebo o motivo de estarem sempre a acontecer estas irresponsabilidades. Talvez estas pessoas sejam mesmo irresponsáveis. Por isso é que se deve começar a "vida sexual" mais tarde, mas essencialmente quando estiverem preparados, será o momento certo, mas nunca se esqueçam de usar sempre as devidas precauções.
A sexualidade é um tema que é tratado nas escolas portuguesas a pedido do ministério da educação, muitos jovens hoje em dia tomam decisões precipitadas em relação à "primeira vez".A "primeira vez" quer para a mulher, quer para o homem, tem de ser com uma pessoa em quem confiamos e que conhecemos, é um passo que é muito importante para o nosso futuro. Deve acontecer na altura em que estiverem preparados.Não devem ter relações sexuais com pessoas desconhecidas, porque podem trazer consequências muito graves: em relação à mulher se não usar nenhum método contraceptivo pode ficar grávida ou contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis, também o homem pode contrair as DST.
As suas precauções
Programa para evitar gravidez precoce previne doenças
O anticoncepcional sub dérmico (colocado sob a pele) evita a gravidez por três anos a partir do 14º dia após a colocação, tendo a vantagem de não depender de esquecimentos da jovem, como ocorre em relação à pílula. É método moderno com os mesmos efeitos colaterais da pílula, mas com menor incidência e reversível a qualquer momento, se houver intenção consciente de engravidar. Tem a aprovação da Organização Mundial de Saúde e da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos.
A adesão ao programa é espontânea, e os critérios são a idade entre 15 e 18 anos, não se adaptar a outro método anticoncepcional, a vulnerabilidade social e ter vida sexual activa. A iniciativa integra uma parceria entre Prefeitura, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), e a ONG Instituto Mulher Consciente (IMC) construída pelo Gabinete da Primeira-dama do Município. O programa já foi adoptado como programa de saúde pública em Londres (400 kits em 2001) e em Cuiabá e Camaquã (200 em cada uma). Porto Alegre é pioneira em escala entre países emergentes e do Terceiro Mundo.
Prevenção de DST
O programa abrange adolescentes carentes atendidas na rede de postos da SMS e por projectos da Fasc. Faz parte dele a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e Aids. As beneficiárias serão acompanhadas nos seus postos de saúde, em consultas, exames periódicos e orientadas em relação a como evitar as DST/Aids.
A indicação das beneficiárias é feita pela Fasc e por unidades de saúde distribuídas nas áreas de cada uma das oito gerências distritais da SMS. A escolha das unidades básicas foi baseada na incidência de maior índice de gravidez na adolescência e ser área de vulnerabilidade social.
Os primeiros 2,5 mil kits de contraceptivos sub dérmicos de progestágeno foram doados pelo IMC. A SMS lembra que a prevenção de DST/Aids é sempre necessária, independentemente do método contraceptivo adoptado, e recomenda o uso da camisinha.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário