quarta-feira, 2 de abril de 2008















Menstruação








O que é a menstruação ?







Após a primeira menstruação, ou menarca, que surgirá no início da adolescência a partir daqui aparecer-te-á todos os meses o chamado ciclo menstrual, é o fluxo de sangue e células que se formam quando o corpo da mulher se prepara para receber uma gravidez. Todos os meses, após a menarca, os ovários da mulher libertam um óvulo. Este óvulo vai iniciar um percurso descendente e só pode ter dois destinos: ou é fecundado, ou vai amadurecer e é expulso. Se é fecundado, o óvulo passa a ovo e vai alojar-se na parede uterina, que entretanto se tinha preparado para receber esse novo ovo: ocorre então a nidação.Se a fecundação não aconteceu, então este óvulo vai continuar o seu percurso descendente, amadurece e é expulso juntamente com a descamação da parede do endométrio, após o que novo ciclo ovárico terá lugar . É a isto que vulgarmente se chama, “estar com o período”, ou estar menstruada.



Tensão pré-menstrual






A tensão pré-menstrual (conhecida pela sigla TPM) é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem à menstruação. Ela se caracteriza por uma irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como por exemplo dor nas mamas, distensão abdominal e cefaleia.


Ciclo Menstrual









O ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia da menstruação, na sua primeira fase ocorre uma produção exclusiva de estrogênio pelo ovário e, logo após a ovulação, tem início a fase de produção de progesterona, conhecida também como fase lútea. Esta fase do ciclo é fixa e a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes do início da próxima menstruação.


Quanto tempo dura um ciclo menstrual?




Habitualmente um ciclo dura entre 28 a 32 dias, ou seja, é aquilo a que chamamos um ciclo menstrual. Mas podem existir ciclos ligeiramente menores ou maiores. Um ciclo começa no primeiro dia do aparecimento da menstruação e termina quando se inicia novo ciclo, ou seja, o 1º dia de menstruação seguinte. Estes dias podem variar de mulher para mulher, assim como podem também variar na mesma mulher de ciclo para ciclo. É assim que a mulher pode considerar se os seus ciclos são regulares ou irregulares. O período menstrual dura normalmente entre 3 a 7 dias.



Ciclo Ovárico




Até à puberdade existem no ovário estruturas constituídas pelo Ovócito I imaturo envolvido por células foliculares a que se dá o nome de folículos primordiais. Alguns destes folículos e de uma forma cíclica a partir da puberdade até à menopausa vão reiniciar o seu desenvolvimento.



O que se deve utilizar na menstruação ?











Durante a menstruação o corpo elimina na maioria sangue e partículas endométricas ,então deve-se utilizar pensos higiénicos ou tampões.







Dores Menstruais











As dores menstruais podem não ter nenhuma causa aparente, sendo de longe as mais frequentes, designando-se dismenorreia primária, ou mais raramente, podem ser causadas por doenças ginecológicas, designando-se então dismenorreia secundária.
Algumas mulheres têm cãibras parecidas com cólicas no inicio do período menstrual. As dores podem ser acompanhadas por náuseas e vómitos.
Dores persistentes e continuas localizadas na parte inferior das costas e/ou na zona da virilha são muito comuns durante os dias que precedem o inicio do período menstrual.
Em ambos os casos, só deverão ser dados analgésicos fracos.






Menorragia











Menorragia é um período menstrual anormalmente carregado e prolongado em intervalos regulares. As causas podem ser devido a coagulação sanguínea anormal, interrupção da regulação das hormonas ou distúrbios do revestimento endometrial do útero. Dependendo da causa, pode ser associado com menstruações dolorosas (dismenorréia).






Amenorreia










Amenorreia significa ausência de menstruação.
Pode ser classificada em primária ou secundária. A Amenorreia primária é aquela que ocorre de forma esporádica, enquanto que a amenorreia secundária é a ausência de menstruação por um período maior do que 3 meses em mulheres que anteriormente já apresentaram ciclos menstruais normais.
As amenorreias, tanto primária quanto secundária, necessitam avaliação médica. O médico saberá o momento em que deve ser iniciada essa investigação.
Em pacientes que já apresentaram menstruações, muitas vezes não é necessário aguardar 3 meses para que se realize a investigação e o tratamento da amenorreia. A maioria das mulheres procura o seu médico quando a menstruação atrasa alguns poucos dias. A investigação do atraso menstrual e da amenorreia secundária é semelhante.
Em mulheres com vida sexual activa e em idade reprodutiva a causa mais comum de amenorreia (e de atraso menstrual) é a gravidez.
Podem acontecer devido a várias causas, como por exemplo a utilização de fármacos, gravidez, stress, tumores no sistema nervoso central. Também há a informação de que mulheres atletas tendem a ter amenorreia numa frequência maior do que mulheres que não praticam desportos.

























1 comentário:

Anónimo disse...

Ta excelente o vosso trabalho, mt giro msm, como diz a Rute, ta "caliente" >XD