quarta-feira, 2 de abril de 2008

Noções gerais de sexualidade

Órgão sexual feminino



O sistema reprodutor feminino possui a forma de uma pera, sendo o órgão genital formado pelo Ovário, as tubas uterinas, o útero, a vagina e os órgãos genitais externos que é formado pelos lábios maior e menor. Os ovários são duas estruturas, uma de cada lado do corpo, situadas dentro da cavidade pélvica. São responsáveis pela produção dos óvulos, após a puberdade. Parte deles produzem os hormônios sexuais femininos, o estremenho e a progesterona, responsáveis pelas características sexuais secundárias da mulher (desenvolvimento dos seios, deposição de gordura sobre as coxas e as nádegas, menstruação, etc.) e pela gestação, respectivamente.
As tubas uterinas , também em número de duas, localizam-se na cavidade pélvica e se ligam ao útero, sendo a via pela qual o óvulo (liberado mensalmente) atinge o útero. Nesse trajecto, pode haver a fecundação e o início de uma nova vida, através da gestação.
O útero é o órgão no qual o óvulo fertilizado se fixa e se desenvolve até o nascimento do bebê. Mede cerca de 8 cm de comprimento, 4 cm de largura na sua parte superior e tem espessura de 2 cm. Durante a gravidez, esse tamanho é aumentado em diversas vezes.
A vagina é o órgão feminino da cópula. É a extremidade inferior do “canal do parto”. Serve também como ducto excretor da menstruação.



Órgão sexual masculino

Os órgãos genitais masculinos compreendem os testículos e os epidídimos (situados no escroto), os ductos deferentes, as vesículas seminais, os ductos ejaculatórios, a próstata, as glândulas bulbouretrais e o pénis. Todos esses órgãos são pares, com exceção da próstata, do escroto e do pénis, que são únicos.
Os testículos são órgãos pares e ovóides. Após a puberdade produzem os espermatozóides e secretam hormônios, que é responsável pelas características sexuais masculinas secundárias (pêlos, voz grave, massa muscular, ejaculação, etc.).
O epidídimo é uma estrutura em forma de C, a qual se prende ao testículo. Sua função é armazenar os espermatozóides.
O ducto deferente é um canal que leva os espermatozóides do epidídimo até o ducto ejaculatório.
As vesículas seminais são duas bolsas em forma de saco que produzem parte do líquido seminal. Têm aproximadamente 5 cm de comprimento.
O ducto ejaculatório é o canal por onde passa o esperma, que contém os espermatozóides e os líquidos das vesículas seminais e da próstata.
A próstata é composta por músculo liso, tecido fibroso e contém glândulas. Sua secreção é responsável pelo odor característico do sémen. Localiza-se atrás da bexiga. Seu tamanho é variável, medindo transversalmente 4 cm, verticalmente 3 cm e tem 2 cm de profundidade.
As glândulas bulbouretrais são duas estruturas de forma arredondada que se encontram na uretra. Secretam uma substância semelhante ao muco, cuja função é limpar o canal da uretra por onde passa também a urina - cujo pH é básico - e neutralizar o pH do canal graças a sua composição ácida (ácido siálico), além de lubrificar o caminho dos SPTZs.


Hormonas




Hormona ou hormônio é uma substância química específica segregada pelo sistema endócrino, que é produzida num órgão ou em determinadas células do mesmo e é libertada e transportada directamente pelo sangue ou por outros fluidos corporais. A sua função é exercer uma acção reguladora (indutora ou inibidora) em outros órgãos ou regiões do corpo. Em geral trabalham devagar e agem por muito tempo, regulando o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução e as funções de muitos tecidos, bem como os processos metabólicos do organismo.
Nas mulheres, por volta dos 40 anos de idade, há uma queda brusca na produção de hormonas, que é chamada de menopausa; nos homens, essa queda é chamada de andropausa.
Algumas das hormonas mais conhecidas são as que regulam as funções sexuais dos mamíferos (a testosterona e o estrogênio) e hormonas que regulam o nível de glicose no sangue (como a insulina).


O que são hormonas?
As hormonas são substâncias químicas que o teu corpo produz naturalmente. As hormonas provocam as alterações que sofres no interior e exterior do teu corpo durante a puberdade. Ajudam a controlar o teu crescimento, desenvolvimento no teu sistema reprodutor.

Menstruação



Menstruação é o fenómeno fisiológico do período fértil da mulher, que ocorre caso não se dê a fecundação do ovócito II, permitindo a eliminação periódica através da vagina da caduca do endométrio uterino (ou mucosa uterina). Neste processo dá-se o rompimento de alguns vasos sanguíneos o que leva a que ocorra também uma “pequena” hemorragia (fluxo sanguíneo). Portanto e ao contrário do que muitas vezes erradamente se diz, o resultado da menstruação não é a eliminação de sangue pela vagina, mas sim de uma combinação deste com restos do endométrio (que é o que se pretende eliminar para que ocorra a produção de um novo), o que origina o Fluxo Menstrual. Em caso de não existir nenhuma laqueação das trompas (ou qualquer outra obstrução das mesmas) é eliminado também no fluxo menstrual o ovócito II que não foi fecundado.
Em condições normais e não havendo nada que impeça os ciclos femininos, este fenómeno ocorre em média de 28 em 28 dias e tem uma duração de entre 3 a 5 dias.
A Manarca (primeira menstruação) geralmente acontece por volta dos doze anos de idade, mas pode variar entre os oito e dezasseis anos.
























Sem comentários: